Albatross18 Season 3 – Dicas

O cálculo da Força:

Essa parte é um pouco mais complexa do que o cálculo do vento, e é essencial, já que não adianta nada jogar na linha do buraco e isolar a bola a 10 yards de distância, o backspin percorre no máximo umas 2-3 yards (com o boné do spin e sem o PomPom).
O maior problema do cálculo do vento é que não é só a distância do buraco que tem que ser analisada, mas uma série de outras variáveis. Vou passar algumas idéias que também não são dados consumados, nem tampouco 100% certos, mas são os valores que eu uso para calcular a minha força.
1º- A altura do buraco: Você pode notar que encima do buraco tem uma bandeirinha azul, amarela ou vermelha, acompanhada de um valor. Bem, aquilo ali é a altura do buraco, sendo que quando estiver azul, significa que o buraco está X metros (não sei se é medido em metros ou yards) abaixo do seu nível. Amarelo quer dizer que está no mesmo nível e vermelho, X metros acima do seu nível.
Para cada 1 metro de altura ACIMA do seu nível, considere que o buraco está 1 yard mais longe. Por exemplo, estou a 198 yards de distância do buraco, e ele está a 12 metros acima do meu nível. Para cálculo de força, considere que o buraco está a 210 yards de distância, pois 198+12 = 210 yards.
Para cada 1 metro de altura ABAIXO do seu nível, aplique a mesma regra, porém subtraindo ao invés de somando. Por exemplo, 230 yards de distância 10 metros abaixo, eu calcularia na verdade que o buraco está a 220 yards de distância (230-10=220).

2º- O tipo de taco: Se você estiver usando os tacos 1W e 2W, não se preocupe, não há qualquer tipo de alteração. Porém, com os tacos 3W e os tacos de IRON, há um acréscimo de força no Tomahawk (não sei por quê). Também não sei exatamente de quanto é este acréscimo, porém acredito que seja por volta de 6-9 yards. Ou seja, o buraco está a 190 yards, e quero usar o taco 3W. Caso não haja nenhuma outra variável envolvida, ao invés de tacar a bola com o máximo de força, eu tacaria em torno de 183 de força, para que houvesse essa compensação. Apenas com a prática você encontrará valores que funcionem bem para você.

3º- O terreno pelo qual a bola atravessa: Bem, essa parte é um pouco complicada. Em alguns buracos, quando a bola passa por cima de água, ela ganha velocidade no Tomahawk. Principalmente no mapa Blue Lagoon, onde os buracos 2, 6 e 16 têm possibilidade de se fazer HIO, a bola dá uma aceleradinha, e você acaba isolando. Eu, pessoalmente, faço o seguinte cálculo: Caso seja o buraco 2, 6 ou 16 da Lagoon, eu somo 6 a força do taco. Vamos dar um exemplo hipotético: Você está no buraco 2 da Blue Lagoon, e o vento, que milagre, está 0!!! Pra melhorar, o buraco está a exatamente 230 yards de distância. Você para e pensa: Nossa, vou dar um Tomahawk maluco aqui e vou fazer um HIO lindo! Aí você taca a bola com a força máxima do taco, e PÁ! Para sua surpresa, a bola foi mais longe do que 230! Bem, para evitar que isso aconteça, eu ao invés de tacar com 230 de força, tacaria com 225 de força. Fazendo isto, a bola vai parar a: 225+6=231. Irá parar a 231 de distância, um a mais do que o buraco, porém como você já leu o guia até aqui, lembrará que o backspin do Tomahawk faz com que a bola volte uns 2-3 yards… fazendo o seu lindo HIO!
Bem, como eu disse, na Blue Lagoon na maioria dos buracos em que a bola tem que atravessar uma porção de água eu adiciono 6 à força do taco. Isso não é muito exato, e acabo errando as vezes, e também não é válido para todos os buracos. Por exemplo, no buraco 14, existe uma espécie de macumba na qual você por mais bonitinho que calcule tudo, acaba errando tanto no cálculo do vento quanto no cálculo da força.
Não sei se isso é válido apenas para quando a bola passa por cima do mar, mas sei que no Sépia temos um fenômeno semelhante. No buraco 5, por exemplo, onde podemos tentar dar um Albatross, acredito que aquele laguinho adicione uns 5 de força à tacada. Concluindo, existem variações de buraco para buraco, e apenas com o tempo você vai encontrar valores razoáveis para você.

4º- A força do vento: Bom de novo essa inconha de vento! Além de ele atrapalhar na direção da bola, atrapalha também na força na qual você tem que tacar. Essa parte é a que eu sou mais fraco e realmente não posso ajudar muito, porém nos meus cálculos PESSOAIS, faço que cada um de vento contra ou a favor, acrescento ou diminuo 1 de força a tacada. Por exemplo: O buraco está a 200 yards de distância, com vento 5 a favor. Tacarei com 195 de força para que chegue exatamente nele. A força adicionada ou diminuída precisa fazer o seno do angulo no eixo Y ai ce sabe qto de força vc adiciona ou diminui.

Bem, agora que você analisou todas as variáveis, falta apenas uma coisa: saber quanto de força que você está tacando, já que no taco só tem a marcação do valor da metade e do valor do final. Isso é muito simples: Se você notar, a barra de força é dividida em 10 seções simétricas. Caso seu taco seja o 1W com 230 de força no máximo, faça a simples conta matemática: 230/10 = 23. Ou seja, entre cada uma das barrinhas existe 23 de diferença na força. Se o valor máximo é 230, a primeira barrinha é 207, a segunda barrinha é 184 e assim por diante. Lógico que além de saber o valor exato de cada barrinha, temos como saber também o valor entre elas. A metade da última barrinha, por exemplo, vale 218,5, que é a metade da força entre 207 e 230. Tendo isso em mente, fica fácil saber quanto de força você está aplicando na bola, mesmo que seja no olhômetro. Se você colocar por exemplo, a 3/4 de força na última barrinha, você estará tacando a 224,75. Claro, você nunca vai utilizar essa precisão toda nem acertar sempre a força, mas será sempre um valor bastante aproximado.

O cálculo do vento:

Bom, agora que você já domina o Tomahawk Backspin, falta aprender a calcular onde a bola vai com o vento, e a força a tacar. Essa dica de como o vento funciona só funciona bem com o Tomahawk, pois com a tacada normal existem outras variáveis tais como relevo do terreno.
Em primeiro lugar, você deverá saber qual o cosseno do vento. Pode parecer complicado, mas é bem simples:
1º- A bolinha do vento, lá embaixo, é dividida em quatro quadrantes, tendo Norte, Sul, Leste e Oeste. Considerem que Norte e Sul valem 0, e Leste e Oeste valem 1. Portanto, qualquer valor intermediário, valerá algo entre 0 e 1.
2º- Com isso em mente, antes de dar a sua tacada, aperte 0. Nessa visão, você terá uma idéia BEM melhor de onde o vento está apontando. Bem, olhe a direção que ele está indicando, e, vamos supor, está indicando na diagonal com 60º entre Sul e Leste. O valor deste cosseno é 0.5. Guarde esse número.
3º- Já com o valor do cosseno que você calculou do vento, multiplique esse valor pela intensidade do vento (1 a 9). Vamos supor que, continuando o exemplo anterior, o vento além de estar na diagonal entre Sul e Leste estava com uma força 6. Fazendo uma conta básica temos: 0,5 x 6 = 3,0.
4º- Agora que você tem esse valor, saiba o seguinte: cada “quadradinho” do green vale 1 yard. O valor que você calculou nos passos anteriores são quantos yards você tem que mandar a bola na direção OPOSTA, para que ela caia exatamente onde você quer.
Agora você aprendeu a calcular o vento, só falta aprender a calcular a força! Porém antes de prosseguir, existem algumas considerações a serem feitas sobre o calculo do vento:
1ª- Caso o valor do cosseno que você encontrou seja entre 0.85 e 1, você terá novamente que multiplicar o valor encontrado por outro número. Caso esteja com o taco 1W (o maiorzao de todos), multiplique o resultado dos 4 passos por 0.8. Caso esteja com o taco 2W (o segundo maiorzao…), multiplique o resultado por 0.9. Caso esteja com o taco 3W, o valor é o mesmo.
2ª- Para os tacos de IRON, a influência do vento é diferente, e ainda não sei como calcula-la de maneira exata. (Se alguém puder me ajudar, faça-o hehe)
3ª- Esses valores que você encontra funcionam razoavelmente bem para uma distância de 230 yards. Portanto, se a distância for menor ou maior, faça um pequeno ajuste, isso vai muito de prática, não sei se existe alguma fórmula para isso.
4ª= *UPDATE * Bom, vivendo e aprendendo! Descobri que tem outra variável que influência MUITO, porém não dá para explicar como funciona também, agora é no feeling hehe. Em muitos buracos para dar Eagle ou Alba, você pode reparar que a bola se encontra num terreno inclinado, e isso altera bastante a trajetória da bola, portanto você tem que compensar de alguma maneira. Da mesma forma, apenas com a prática você encontrará boas maneiras para compensar a inclinação!

So lembrando de um detalhe, o coseno de 45º que no guia ai fala que vale 0,5 não e verdade, coseno de 45º vale 0,7, coseno de 60º que vale 0,5.
Eu aconselho fazer uma planilha ja calculado com todos os cosenos e senos para os angulos para os tacos 1W 2W e 3W.

Unindo os cálculos:

Vamos colocar agora tudo isso que foi passado em um exemplo prático, imagine a seguinte situação:
Você está no buraco 6 da Blue Lagoon, o buraco está a 216 yards de distância; está a 3 metros abaixo do seu nível; o vento está com força 8 soprando entre sul e oeste, mais perto do sul. Pare um tempo para analisar e tente descobrir onde você tacaria essa bola, e com que força.
Bom, já que não dá para eu saber se você tentou fazer isso ou não, aqui vai mais ou menos a resposta:
Em primeiro lugar, você que é um cara prevenido, vai botar o control+seta para baixo, e apertar ALT pra garantir que vai tacar com powershot. Depois começa os cálculos.
Cálculo do vento: Você viu na visão “0” que o cosseno do vento é 0,3. Portanto, 8 x 0,3 = 2,4. Você irá posicionar a direção da bola a 2,4 yards para a direita do buraco, na direção oposta do vento.
Cálculo da força: Vamos lá, vamos pegar como base de cálculo a distância do buraco: 216 yards. A partir desse valor, vamos somando ou subtraindo as forças:
-216 + altura do buraco : 216 – 3 = 213.
-213 + influência da água : 213 – 6 = 207
-207 + força do vento contrário : 207 + 7 = 214 ( Este valor é aproximado, já que não sei como calcular a força do vento em diagonal).
Pronto… Encontramos o valor 214… é como se o buraco estivesse a esta distância de nós! Portanto, vamos supor que estou usando o taco 2W, com powershot sua força máxima é de 220. Vou tacar um valor de +- 216, para que vá um pouco além e o backspin dê conta do recado. Fazendo as contas, sei que a metade da última barrinha vale 209, e o final 220. Portanto, 216 está bem perto do final da barra, vou tacar a bola quase que com a barra total cheia! E vói-la! HOLE IN ONE!
Você pode fazer isso para qualquer buraco em qualquer mapa, não precisa ser só para Hios… tente também albas, eagles e birdies em qualquer buraco que quiser!

http://tomahawkbr3000.zip.net/images/hio24yn.jpg

hole-in-one.jpg

Tacadas Especiais

Atributos
Para que serve cada atributo.
Força – Para aumentar a distancia que você alcanca. A cada +1 de Força corresponde a +2y de alcance. A Partir de 20 de Força a cada ponto que você aumenta, você perde 1 ponto de CONTROLE e 1 de PRECISÃO
Controle – Deixa a barra que mede a Força mais lenta, facilitando o controle para dar PangYa.
Precisão – Aumenta a “barra roxa” que fica em volta da barrinha branca do PangYa, assim, se você errar pangya, mas por pouco, a bola vai reta do mesmo jeito.
Spin – Aumenta a distancia que o Spin percorre. A partir de 7 de spin para cima, a bola pula o buraco( Quando você da Tomahawk+backspin )
Curva – A bola da uma Curva maior, desviando de até os obstaculos mais próximos. É bem util em mapas como Wind Hill, Sepia Wind, e White Wiz( Buraco 8 )

Tomahawk e Cobra
Para dar Tomahawk é só ativar o Powershot, carregar a barra, ai você coloca a força, lembrando que se você colocar força abaixo de 80%(duas barras a menos) nao da para fazer, ai quandoa barra tiver voltando, mais ou menos na metade, você aperta CIMA -> BAIXO. Se você colocar exatamente 80% da forca vai sair o Silent Tomahawk, um tomahawk sem fogo.
Para dar Cobra é só fazer igual ao Tomahawk, mas em vez de fazer CIMA -> BAIXO , faça DIREITA -> CIMA. Lembrando que o cobra nao é afetado pelo vento no começo em que ele está perto do chão. O vento so pega quando a bola sobe.
LEMBRANDO: Cobra so funciona com tacos 1w, 2w e 3w!
happy.gif

Tomahawk + PowerSpin
Bem para fazer Tomahawk com BackSpin( Ou TopSpin tbm pode ser…… ) é bem simples. Ative o Power Shot, agora pressione CTRL+SETA ( Cima ou BAIXO, a seta que vc quiser ), carregue a barra, ai na hora de programar a forca, quando vc aperta espaço para programar a força que vai sair , solte a seta , mas continue apertando CTRL , qdo tiver mais ou menos na metade , manda CIMA -> BAIXO -> BAIXO( CIMA -> BAIXO -> CIMA, para TopSpin ). A Ultima seta ( BAIXO ) TÊM que ficar AZUL CLARA. Aconselho ficar pressionando a ultima seta ate dar PangYa, é o que eu faço . Alguem pode fazer diferente mas meu jeito é assim.
**P.S.: Também da para fazer Tomahawk com PowerCurve, apenas troque a ultima seta ( CIMA ou BAIXO ) por ESQUERDA ou DIREITA.

Para fazer Cobra mais PowerSpin, faça o mesmo que o Tomahawk, mas troque o comando do Tomahawk pelo o do Cobra( lá em cima )

VEJA OS VÍDEOS!

Publicado em setembro 16, 2007, em Albatross18 -Dicas. Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Hole in one! in pink wind

  2. eu quero baixar pangya
    Resposta: entre no site (www.albatross18.com)

  3. vlw pelas dicas..
    soh tenho uma pergunta…….
    comu eu fasso pra achar o cosseno?
    vlw
    se estiver no texto me mostre por favor….
    vlw
    RESPOSTA: IREI POSTAR COMO SE VÊ O ÂNGULO SÁBADO OU DOMINGO. FIQUE ATENTO!

  4. COMO FAZ PRA ACHAR O ANGULO?
    Resposta: Use um transferidor

  5. po por q nao era q nem antes poderia fazer conta a hora qsese?

  6. I Like albatross I love albatross

  7. como faz spike com power curve??

  8. se nao sabem eh seta lado direito baixo e a ultima eh azul clara pro lado direito ou tm pode ser esquerdo xD

  9. eaai Pessial Aqi e CSI(e31)DimenOor e ai galerinha Como voce tao ?^ÇÇ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: